Pages

14 de abril de 2010

Para Ti Inês**

"Durante o período que estive em Espanha, morei com Ruth Siemens, uma funcionária da Comunidade Internacional de Estudantes Evangélicos. Todas as vezes que falávamos sobre a minha chamada para o ministério ela sugeria que eu começasse um estudo bíblico com os meus amigos não-cristãos...

Quando chegou a hora, meu medo era tão grande que só conseguia murmurar «Vocês não gostariam de participar de um estudo bíblico, não é?» Para minha completa surpresa e desespero todos acharam uma óptima ideia e ficaram ansiosos para começar.

Iriamos começar as reuniões na 4ªfeira seguinte em minha casa!

Uma das surpresas foi o tipo de pessoas que se mostraram interessadas, pensei em pessoas passivas, solitárias ou vulneráveis mas Deus não me mandou tipos anémicos: todos eles pareciam incrivelmente normais!

Então encontrei Mary. Era uma jovem irlandesa que estava a tirar um curso de um ano em Espanha. Um dia convidei-a para lanchar e de repente sem saber que eu era cristã, ela disse «Este é o melhor mês do ano!Sabias que já falei com 3 pessoas para abandonarem o cristianismo?» Engoli em seco e pensei «Graças a Deus que não a convidei para o estudo bíblico!Eu morreria se tivesse uma pessoa destas no grupo!»

No dia seguinte cruzei-me com ela depois das aulas. Com um sorriso malicioso ela disse:« Vejo-a na 4ªfeira em sua casa!Vai ser uma festa! Não perderia isso por nada deste mundo!»

Dei um sorriso amarelo...Quem lhe contou?Como é que ela tinha descoberto? Não poderia haver nada pior do que a ida dela. Corri para casa e contei tudo às minhas colegas de quarto, que sorriam com um ar comprometedor...«Muito bem» »Quem me traiu?» Ninguém se denunciou e apenas disseram que Deus estava a responder às minhas orações.
Uma coisa era certa: Eu e Deus tinhamos opiniões radicalmente opostas. Parecia que Ele tinha uma atracção por casos difíceis e algo me dizia que Ele me queria dar todos esses casos!

Os cristãos de Barcelona estavam todos em oração por mim, era a minha primeira experiência em liderar um grupo de estudo bíblico e a ideia de o fazer com pessoas não cristãs assustava-me ainda mais. Então chgou 4ªfeira e o estudo deveria começar às 19h. Eram 19.15h quando a campainha finalmente tocou. Abri a porta, esperava uma multidão de gente mas só havia Mary.

- Epá parece que vai haver uma grande festa por aqui hoje!
- Bom sabes, ainda é cedo e andamos todos com tanto para fazer...Mas fica à vontade! Eu venho já! (Corri para a WC, tranquei-me e derreti-me em lágrimas. Sentia-me ridícula. Todos estavam a orar e iam perguntar-me como tinha corrido a reunião...e Mary estava à minha espera...)
- Bem, o que devo fazer - disse Mary
- Ahhhhh bemmmm. Eu acho que poderias...hã...orar! - respondi bem baixinho.
- Eu não sei como fazer isso...O que devo dizer? - insistiu ela.
- Bom acho que poderia dizer a Deus aquilo que me disse a mim - gaguejei
- Tudo bem. Quando devo falar com Ele?
- Podes dizer-lhe assim que chegares a casa!-disse-lhe ao mesmo tempo que a empurrava para a porta da rua. E lê o último capítulo do livro de Stott sobre como se tornar cristão - Gritei enquanto ela descia as escadas!

Sentia-me horrível, Deus não tinha pedido a John Stott para guiá-la na fé, Ele pediu-me a mim e senti que tinha falhado.Sentia-me desqualificada para ajudar Mary.
À medida que contei tudo a Ruth, ela ficava cada vez mais entusiasmada...antes de acabar de contar tudo ela interrompeu-me e disse:
- Então tu a levaste a Cristo, certo?
- Não na verdade eu levei-a à porta (...)

Mary voltou a minha casa e disse «Eu fiz o que disseste e eu realmente creio e até fiz a oração que vem no final do livro. Isso significa que já sou cristã?(...)

A partir desta experiência senti duas coisas:
1. Senti-me fracassada!Fiquei triste com a minha falta de fé e coragem!
2. Senti Esperança. Quando Deus busca uma pessoa, Deus nunca permitirá que meu medo, minha timidez ou falta de conhecimento e experiência impeçam essa pessoa de encontrá-lo.
Somos chamados a ser testemunhas daquilo que vimos e conhecemos e não daquilo que não conhecemos. O ponto chave é seres tu mesma e seres obediente ao Pai, não necessitas de um mestrado em teologia.
se tememos a Deus, vamos persuadir as pessoas (2 Cor 5;11)"

Evangelismo Natural
Rebecca Pippert

Querida Inês este é neste momento o meu livro de cabeceira! Estou a gostar muito de o ler e em muitos aspectos lembro-me de ti por causa das reuniões do GBU lá na tua falculdade...vou postando mais umas dicas para também poderes ir aprendendo comigo aquilo que a Rebecca tem para nos ensinar! Acredito que muitos dos sentimentos dela tenham sido os teus na primeira semana mas que as lições que ela aprendeu tu também possas aprender! Para que cresças sempre e possas estar a servir de guia para aqueles que infelizmente ainda não têm o amor do Pai nas suas vidas! Estamos muito orgulhosos de ti e pelo teu testemunho sei que será fácil ouvires a voz do Pai!

Nenhum comentário: