Pages

19 de junho de 2010


" Paulo, apóstolo de Jesus Cristo,pela vontade de Deus,
aos santos que estão em Éfeso, e fiéis em Cristo Jesus"
Efésios 1:1


O ensino é dirigido a pessoas particulares, e aqui o apóstolo não nos deixa nenhuma dúvida quanto às pessoas às quais ele está escrevendo. Ele se dirige a cristãos, a crentes no Senhor Jesus Cristo.
O apóstolo descreve o cristão em três expressões. A primeira é "SANTOS". Significa que somos pessoas separadas, postos à parte. A Igreja não é uma instituição, é primordialmente uma reunião, um encontro de santos.
A ilustração perfeita é a dos filhos de Israel. Eles eram povo separado por Deus. São descritos como "a geração eleita, o sacerdócio real, a nação santa, o povo adquirido" - povo para ser uma possessão e interesse especial de Deus. Eram um povo separado, no mundo mas não do mundo, postos á parte de maneira peculiar por Deus.
Postos à parte porque fomos purificados da culpa do pecado, daquilo que exclui da presença de Deus, pelo sangue de Cristo. Não se trata de uma purificação apenas externa, mas também interna, porque o pecado afecta o ser completo. Um santo é alguém purificado daquilo que corrompe a mente, o coração, as acções, e tudo mais.
Não podes ser cristão sem ser santo; e não pode ser santo sem ser cristão, sem ser separado deste mundo.
Passemos à segunda expressão - "FIÉIS". Essencialmente a palavra fiel significa " que exerce a fé".
A palavra traduzida em João 20:27 por "crente" é a mesma traduzida por "fiés" em Efésios.
O cristão, é "cheio de fé". Em quem e em quê? Fé no Senhor Jesus Cristo. Ele crê que Jesus de Nazaré é o Filho unigênito de Deus. Crê que " o Verbo foi feito carne e habitou entre nós", que o Filho eterno veio em natureza humana a este mundo, crê que é pelo seu sangue que ele nos salva, que ele sofreu o castigo merecido pelos nossos pecados e morreu sofrendo a morte, para reconciliar-nos com Deus, que ressuscitou dentre os mortos.
Significa que guardamos a fé, que somos constantes na fé, estamos prontos a defender a fé e a lutar ardorosamente por ela.
Depois, finalmente, a terceira expressão - "EM CRISTO JESUS". Significa que o cristão é alguém que não somente crê em Cristo, mas também , num sentido real está "em Cristo". Pertence a ele, está unido a ele. "Vós sois o corpo de Cristo".
Quando Cristo foi crucificado, nós fomos crucificados com Ele; quando Ele morreu, nós morremos com Ele, quando Ele foi sepultado, nós fomos sepultados com Ele;Quando Ele ressuscitou, nós ressuscitamos com Ele. "Deus nos ressuscitou juntamente com ele e nos fez assentar nos lugares celestiais em Cristo Jesus"

Deve ser evidente e óbvio que somos um povo separado, um povo diferente, porque somos um povo santo. Essa é a primeira impressão que devemos causar. Isso deve ser óbvio, deve sobressair porque somos o que somos, por causa destas coisas que nos caracterizam.

O SUPREMO PROPÓSITO DE DEUS - D. M. LLOYD JONES

Um comentário:

joven disse...

beautiful blog..pls visit mine and be a follower.. thanks and God bless..

http://forlots.blogspot.com/