Pages

15 de junho de 2011

O PROPÓSITO

Deus usa as circunstâncias para desenvolver nosso carácter. Na verdade, Ele se utiliza mais das circunstâncias do que da nossa leitura bíblica. A razão é óbvia: tu te defrontas com as circunstâncias da vida 24 horas por dia.

Jesus nos alertou dizendo que teríamos problemas no mundo. (Jo. 16.33). Ninguém está imune à dor ou livre de sofrer; e ninguém tem a oportunidade de atravessar a vida sem problemas. A vida é uma série de problemas. Toda vez que tu resolves um, tem outro aguardando a vez. Nem todos são grandes, mas todos são importantes para o processo de crescimento que Deus tem para ti. Pedro nos assegura que os problemas são normais: "Queridos amigos, não se assustem nem se admirem quando vocês passarem pelas provas ardentes que estão por vir, pois isto não é coisa estranha nem fora do comum que lhes vai acontecer." (I Pe.4.12).

Deus utiliza os problemas para trazer-te para perto de si. A Bíblia diz: "O Senhor está perto dos que têm o coração quebrantado e salva os de espírito abatido."(Sl.34.18). as tuas mais íntimas e profundas experiências de adoração ocorrerão provavelmente nos dias mais sombrios quando o teu coração estiver partido, quando te sentes abandonado, não tiveres mais nenhuma opção, a dor for intensa e tu buscares somente a Deus. É durante períodos de sofrimentos que aprendemos a fazer nossas orações mais sinceras, autênticas e honestas para com Deus. Quando sentimos dor física ou emocional, não temos disposição para orações superficiais.

Joni Eareckson Tada observa: "Quando a vida é um mar de rosas, podemos passar o tempo adquirindo conhecimentos sobre Jesus, imitando-o, citando-o e falando sobre Ele. Mas é somente ao sofrer que conheceremos Jesus." No sofrimento, aprendemos coisas a respeito de Deus que não podemos aprender de nenhuma outra forma.

Deus podia ter mantido José fora da cadeia, Daniel fora da cova dos leões, evitando que Jeremias fosse lançado em poço de lama, impedido os três naufrágios de Paulo, evitado que os três jovens hebreus fossem jogados na fornalha em chamas, mas não o fez. Ele deixou que esses problemas ocorressem, e, em decorrência deles, cada um desses homens foi trazido para mais perto de Deus.

Os problemas nos forçam a olhar para Deus e a depender dEle em vez de confiar em nós mesmos. Paulo testificou desse benefício: "Sentimos que estávamos condenados à morte e percebemos como éramos fracos demais para socorrermos a nós mesmos; isso, porém, foi bom, porque assim nós colocamos tudo nas mãos de Deus, o único que poderia salvar-nos, pois é capaz até de levantar os mortos." (II Co.1.9). tu nunca saberás que Deus é tudo o que tu precisas até que Ele seja tudo o que tiveres. Independentemente da causa, nenhum de teus problemas poderia acontecer sem a permissão de Deus. Tudo o que ocorre a um filho de Deus é filtrado por Ele, e Ele pretende usar tudo isso para o bem, mesmo que satanás e outros tencionem usar para o mal.

Uma vez que Deus está soberanamente no controle, acidentes são apenas circunstâncias do plano de Deus para ti. Com todos os dias da tua vida foram escritos no calendário de Deus antes que tu nascesses. (Sl.139.16), tudo o que acontece contigo tem significado espiritual. Tudo!!! Romanos 8.28-29 explica por quê: "Sabemos que todas as coisas cooperam para o bem daqueles que amam a Deus, daqueles que são chamados segundo o seu propósito. Portanto aos que de antemão conheceu, também os predestinou para serem conforme à imagem de seu Filho, a fim de que Ele seja o Primogênito entre muitos irmãos."

O propósito de Deus não é que nos tornarmos um(a) bailarino(a) melhor ou um professor, jornalista, pedreiro, cozinheira, manicure melhor do mundo. Ele está usando o Seu poder e Sua vontade com um só propósito, conformarmos, Seus filhos adoptivos à imagem do Senhor Jesus. O Seu grande objetivo em tua vida - a razão dEle deixar-nos na Terra é, torná-nos mais e mais parecidos com o Seu Filho Amado.

Lembra-te de que o plano de Deus é bom. Ele sabe o que é melhor para ti e visa apenas e seu bem. Deus disse a Jeremias: "Os planos que tenho para vocês são planos de fazê-los prosperar e não de lhes causar dano, planos de dar-lhes esperança e um futuro". (Jr.29.11)

É vital que tu te mantenhas concentrado no plano de Deus, não nos problemas ou sofrimento. Foi assim que Jesus suportou o sofrimento da cruz, e somos exortados a seguir o seu exemplo. Mantenham o olhar firme em Jesus, nosso líder e orientador. Corrie Boom, que sofreu em um campo de concentração nazista, explicou o poder da concentração: "Se tu olhares para o mundo, ficarás aflito. Se olhares para ti, ficarás deprimido. Mas, se olhares para Cristo, ficarás descansado." o teu enfoque determinará os teus sentimentos. O segredo da resistência é lembrares-te de que o sofrimento é temporário, mas a sua recompensa será eterna.

Recusa-te a desistir. Se paciente e perseverante. A Bíblia diz: "Entendam que (os problemas) vêm para lhes testar a fé e gerar em vocês perseverança. Mas deixem que esse processo continue até que a perseverança se desenvolva completamente, e descobrirão que se tornaram homens de caráter maduro, de integridade, sem nenhum ponto fraco." (Tg. 1.3-4).

A construção do carácter é um processo lento.
Sempre que tentamos evitar ou escapar das dificuldades da vida, invalidamos o processo, atrasamos o nosso crescimento e na verdade acabamos com um tipo de sofrimento ainda pior, o tipo inútil, que acompanha a negação e a rejeição.

Se tu estiveres a enfrentar problemas, não perguntes: "por que eu?" Em vez disso, pergunte: "o que o Senhor quer que eu aprenda com isso?" Então confia em Deus e segue fazendo o que é certo.

"tu precisas perseverar, de modo que, quando estiveres feito a vontade de Deus, recebas o que Ele prometeu." (Hb.10.36).

Não desistas!!! Cresce!!!





"Por isso não desanimamos..." (II Co.4.16-18

Nenhum comentário: