Pages

12 de março de 2008

A escolha do povo escolhido

"São estes os antepassados de Jesus Cristo, descendente do rei David e de Abraão:
(...) Salmom, Boaz (cuja mãe foi Raabe), Obede (que teve por mãe Rute), Jessé, e o rei David"
Mateus 1:1, 5-6

Ao lermos o Velho Testamento temos a tendência para assumir os judeus como o povo de Deus (a quem Deus ama) deixando de fora todas as outras pessoas que viviam naquela época.

Nesta pequena genealogia de Jessé (pai do rei David, de quem Jesus descende) podemos encontrar dois estrangeiros: Raabe (a prostituta de Jericó) e Rute a Moabita. Basicamente, a bisavó e a avó de David descendem de povos inimigos de Israel!

Ser povo de Deus não é uma questão de genética, não são os nossos cromossomas que nos aprovam diante d’Ele. Esta genealogia constitui um exemplo prático daquilo que também nos é ensinado por Jesus:

"E a multidão estava sentada ao redor dele, e disseram-lhe: A tua mãe e os teus irmãos estão lá fora e querem ver-te. Respondeu-lhes Jesus: Quem é minha mãe e meus irmãos?!
E olhando para os que o rodeavam, disse: Aqui estão minha mãe e meus irmãos! Pois aquele que fizer a vontade de Deus, esse é meu irmão, irmã e mãe."
Marcos 3:32-35

O povo de Deus é aquele que ouve as Suas palavras e as pratica.

Nenhum comentário: